PV Pet - Planejamento de Vida Pet

Salete Rodrigues Candido

Quando olho para trás, vejo como o meu caminho profissional é a consequência do meu “inconformismo”. Em toda minha jornada nunca aceitei e nem me conformei em dizer que não tinha mais nada a ser feito. Na verdade, sou assim com tudo, mesmo com as questões do dia a dia, família, filhos, pais, amigos. Acho que sempre algo pode ser feito, nós é que ainda não temos a solução, então devemos buscar. Com meus pacientes foi sempre assim.

Sou natural de Santos/SP e desde criança sempre quis ser veterinária, mas quando cheguei na adolescência e próximo ao vestibular meus pais acharam melhor eu optar por outra profissão, estavam com receio porque eu teria que mudar para outra cidade já que na época não tinha faculdade de Medicina Veterinária em Santos. Eu fiquei muito desmotivada e inconformada com aquela decisão já que esse era o meu sonho.

Meu pai, advogado, tentou me convencer a seguir sua profissão, mas não era o que eu queria. Fiquei um ano sem estudar nada, apenas trabalhando e tentando convencê-los a mudar de ideia, foi aí que peguei Hepatite Viral e precisei fazer repouso por uns dois meses. Por esse motivo acabei trocando o dia pela noite, não saia da cama. Passado esse tempo, já era para eu estar melhor, meus exames estavam bons, mas a minha desmotivação era tanta que não queria mais sair dali, foi aí que o médico chamou meus pais e disse que o problema não era mais a Hepatite, que eu estava boa, que o problema era a minha desmotivação e que corria risco de evoluir para um quadro de depressão. Meus pais ficaram muito preocupados e lembro, como se fosse hoje, meu pai sentando ao meu lado na cama e falando para mim:

— Filha! Sua mãe e eu conversamos e decidimos deixar você fazer sua tão sonhada Faculdade de Medicina Veterinária, mas você precisa levantar logo daí e fazer um cursinho porque já estamos no meio do ano e o vestibular está aí...”

Nossa! Naquele momento foi como se as cortinas tivessem aberto para a minha vida. Comecei a imaginar o que eu poderia fazer, enxergar meu futuro, fazer planos... E no final daquele ano prestei o tão sonhado vestibular e em 1990 dei início a Faculdade de Medicina Veterinária em São João da Boa Vista/SP. De lá para cá muita coisa aconteceu, é muito bom fazer o que amamos e queremos como missão de vida.

Na faculdade conheci meu marido, Ronaldo, também médico veterinário, nos casamos assim que me formei e fomos morar em Americana/SP onde, em 1995, abrimos nossa Clínica Veterinária Latidos e Miados com muita coragem e amor para começar a empreender. Naquela época eu tinha 25 anos e uma vontade enorme de fazer o melhor pelos pets e, durante toda minha trajetória, fui buscando tudo que fosse possível para beneficiar meus pacientes. Em 1998 minha filha Heloisa nasceu, em 2001 meu filho, Gustavo. Minha família estava formada.

Em 2003 fiz pós-graduação em Clínica Médica de cães e gatos e em 2008 pós-graduação em Acupuntura Veterinária. Me especializei em Fisiatria e desenvolvi um olhar diferenciado sobre o paciente, observando sua idade, raça, porte, ambiente que vivia, alimentação e estilo de vida. Durante 12 anos da minha jornada foquei meu atendimento em reabilitação veterinária, sempre utilizando a medicina integrativa. Todo esse intenso contato reabilitando diversos pacientes com problemas de coluna, doenças articulares, síndromes neurológicas, pacientes politraumatizados e com doenças crônicas ou degenerativas, fui percebendo como muitos daqueles problemas poderiam ter sido evitados ou pelo menos adiados se o tutor tivesse recebido orientações sobre prevenção quando o paciente ainda era jovem.

No ano de 2013 iniciei um caminho sem volta no coaching que foi um divisor de águas em minha carreira, fez meus olhos brilharem ainda mais para me tornar uma melhor gestora. Em 2014, com a intenção de iniciar o atendimento 24 horas na LM, fiz um curso de especialização em Medicina Intensiva e em 2015 iniciei a pós-graduação em Administração de Empresas. Neste mesmo ano implantamos o serviço de atendimento e internação 24 horas. Passei a cuidar de perto desse setor onde os pacientes normalmente estão debilitados,

[Foto Salete Rodrigues Candido]
[Facebook icone]
[Instagram icone]
[G+ icone]

com todos os tipos de problemas que se possa imaginar, então ficam internados para receberem cuidados, tratamento adequado, para monitorarmos seus parâmetros e investigar através de sintomas e exames sua evolução. E com o mesmo olhar, sempre conversando com o tutor sobre a história do paciente, sobre seu estilo de vida e ambiente que vive, reforcei minha tese de que muitas coisas poderiam ser evitadas se o tutor tivesse recebido mais informações para fazer a prevenção.

Acidentes podem ser evitados na maioria das vezes, doenças crônicas não começam do dia para noite e muito menos doenças degenerativas, então comecei a pensar em uma forma de falar sobre isso e ajudar o tutor a planejar uma vida mais saudável para o seu pet, inclusive aumentando a expectativa de vida dele. Foi aí que surgiu o PVPet - Planejamento de Vida Pet, um método que eu desenvolvi para ser usado desde o primeiro ano de vida e passar orientações preciosas para o pet de acordo com a sua individualidade.

Essa é a Medicina Veterinária que promovo, preventiva e integrativa!

Tudo isso baseado em muito estudo, atualizações e nossa trajetória de: 23 anos de existência da LM, evoluindo de Clínica a Hospital Veterinário 24 horas; 41.000 pacientes atendidos; 22.500 tutores cadastrados.

Como Diretora Geral da LM já implantamos diversas ferramentas do Planejamento de Vida Pet em nosso Hospital Veterinário para auxiliar nossos pacientes e pretendo, através desta página e redes sociais, ajudar todas as pessoas que amam seu pet a proporcionar uma vida mais saudável e aumentar a expectativa de vida deles por meio deste método.

O meu “inconformismo” continua bem presente em minha vida, é ele que me move e me faz buscar sempre melhores alternativas e soluções para a saúde dos pets. Essa é minha missão!

Conheça o que me move!

Vamos contribuir para a promoção da saúde, bem-estar e longevidade dos pets de estimação, ajudando o tutor a planejar uma vida saudável para o seu pet e a integrar o estilo de vida da sua família com ele, para que fortaleça o amor entre vocês e possam viver ainda mais felizes juntos compartilhando os bons momentos da vida.

Saiba mais